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Pesquisa Perfil do Fraudador no Brasil

21/10/2022

Entenda as ameaças e suas principais motivações

Pesquisa Perfil do Fraudador no Brasil

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Danos reputacionais e gastos em reparação e recuperação. O fraudador é responsável por estes e muitos outros impactos, que afetam não só as empresas atingidas pela fraude, mas também a qualidade de vida de milhões de pessoas.

No estudo Pesquisa Perfil do Fraudador no Brasil, realizado pela KPMG, o retrato dos fraudadores foi analisado, com dados coletados no Brasil. Dada a relevância do tema no país, o relatório contribui para a evolução dos mecanismos de prevenção, detecção e resposta aos casos de fraudes.

Fraudes cibernéticas ganham peso no país
O levantamento aponta que há três motivações principais para o fraudador cometer uma ação ilícita. Atingir metas corporativas é o objetivo de 38% dos fraudadores. Já a omissão de erros é o grande incentivador para 31% deles, enquanto 27% realiza a fraude para ganho pessoal.

Com o uso intensivo das conexões digitais e da tecnologia para a operação das empresas, os riscos cibernéticos aumentaram de forma considerável. Uma prova disso é que 45% das empresas entrevistadas indicaram ter sofrido fraudes tecnológicas.

As iniciativas virtuais mais utilizadas pelo fraudador são as seguintes:

Inibir ações fraudulentas exige planejamento e esforço conjunto

Além do conhecimento e análise das fraudes ocorridas na empresa, é necessário entender como essas ações podem ser prevenidas e enfrentadas. Com base nos dados obtidos pela pesquisa, quatro recomendações foram formuladas pela KPMG:

O entendimento sobre o perfil do fraudador possibilita a tomada de decisões mais assertivas no combate à fraude e corrupção. Além disso, permite a evolução do programa de compliance nas empresas e o planejamento das estruturas tecnológicas necessárias para responder a esse desafio.