Artigos

Metaverso, a realidade do futuro

Vivian Albuquerque - DPO do Sistema FIEC

04/07/2022

Durante a conferência do Facebook Connect, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, anuncia a mudança do nome “Facebook” para “Meta”. Sabe-se que a empresa está focada em construir um Metaverso com integração entre a realidade virtual e diversas outras tecnologias, a qual define-se por um conjunto de espaços virtuais que o usuário pode explorar com outras pessoas que não estão no mesmo ambiente físico.

Podemos citar que o mundo real invade o virtual ou vice e versa? Os dois. A ideia é que seja possível diminuir as barreiras existentes entre os dois meios, o físico e o virtual. Tudo vai implicar na forma como nos comunicamos, consumimos e interagimos.

As plataformas de jogos como o Roblox, PK XD e o Fortnite, atuam quebrando paradigmas entre as comunidades online e redes sociais produzindo um vasto conteúdo interativo direcionado para crianças e adolescentes dessa nova geração. Além do crescimento dessa fatia de mercado, o Metaverso tem despertado o interesse de investidores financeiros e passa a utilizar moedas virtuais, se fazendo presente em um futuro que chega com pressa para se adequar à nova realidade.

Nesse contexto, aponta-se um universo que cresce desde outubro do ano passado, e traz bastante curiosidade sobre um dos temas mais discutido na atualidade.
Importante destacar, que o tema “Metaverso” tem-se apresentado como uma grande aposta do mercado e todas as empresas procuram adaptar-se à essa inovação e transformação do mundo virtual. É um termo utilizado para definir um processo de evolução natural das tecnologias que existem há anos trazendo uma simbiose entre o físico e o digital, o real e o virtual.

Nota-se que na última semana de junho deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública executou, pela primeira vez, um mandado de busca e apreensão no Metaverso. A operação refere-se à busca contra a pirataria digital, onde foram encontrados sites hospedados no Brasil de forma ilegal, aplicativos de streaming de conteúdo audiovisual e diversos aplicativos de músicas, programados para roubar dados dos usuários, como informações bancárias, senhas, fotos e e-mails.

Existe uma semelhança entre o mundo real e o virtual e, de forma atraente, o Metaverso traz uma proximidade que faz com que seja facilitado o convívio entre as pessoas. A Meta no entanto, encara como uma de suas prioridades, dentro de sua plataforma de realidade virtual, o bem-estar e segurança daqueles que usam esse mundo interativo. Contudo, cabe aos usuários construir um ambiente saudável, longe de abusos e preconceitos.